(11) 97569-1373

Painel

Câmara de Mogi das Cruzes recebe palestra e debate sobre "Fake News"

Objetivo do 5º Painel de Fake News é apresentar o tema e analisar casos aplicados no jornalismo

27 FEV 2020 - 19h:12 Por de Mogi
FAKE NEWS 5º Painel será às 19 horas no auditório FAKE NEWS 5º Painel será às 19 horas no auditório "Tuffi Elias Andere" da Câmara de Mogi das Cruzes / Divulgação/PMMC
A Câmara de Mogi das Cruzes recebe nesta segunda-feira, às 19 horas, o 5º Painel de Fake News aplicado ao jornalismo. O evento é aberto ao público. O objetivo é apresentar o que é uma Fake News - termo em inglês usado para se referir a uma notícia falsa - além de analisar casos aplicados no jornalismo.
 
"A Fake News não é novidade, sempre esteve presente nos meios de informação, porém com a chegada das redes sociais se potencializou de tal forma que tem produzido danos à sociedade e mudado comportamentos e opiniões baseadas em falsas informações", explica a jornalista Gabi Tricanico - organizadora e mediadora do debate.
 
Responsável pelo portal "A Guardiã da Notícia", Gabi Tricanico afirma que a rotina nas redações mudou por conta das Fake News. "A checagem agora é dupla, assim como a responsabilidade de um jornalista", completa ela que já levou o ciclo de debate para as cidades do ABC Paulista, Guarulhos, Itaquaquecetuba, entre outras. 
 
"A proposta é especificar sobre as Fake News, fazer estudo de casos reais e, principalmente, refletir qual o impacto dessas falsas notas na sociedade", completa a jornalista. Já confirmaram presença para o debate: Rodrigo Hondhardt, chefe de Redação do SBT, e Daniel Evangelista, chefe de Reportagem da Globo News. 
 
"O desafio de combater as fake news não deve ser apenas da imprensa ou do Judiciário, mas de toda a sociedade. Identificar e saber lidar com uma notícia falsa é algo que cada um de nós, que é pessoa pública ou tem o poder da comunicação, precisa saber. É o ato de ser transparente, correto, algo que sempre defendi", comenta Francimário Vieira, o Farofa, vereador e líder do Partido Liberal na Câmara de Mogi das Cruzes. 

Leia Também