(11) 4745-6900

Cultura

Qual a importância da musicalização na vida da criança?

Todos podem ganhar com aquele toque musical no dia a dia

12 MAI 2022 - 14h:32 Por da Região
Qual a importância da musicalização na vida da criança? Qual a importância da musicalização na vida da criança? / PixaBay/Divulgação

Desde pequenos somos estimulados com sons, seja na barriga da mãe com músicas de amor, seja fora dela com canções de ninar. Crescemos ouvindo as mais diversas melodias e aprendemos que a música é um forte indicio cultural da região e país em que vivemos. Em suma: não há dúvidas de que a musicalização é um dos instrumentos mais importantes para crianças e adultos.

E mesmo que você não tenha aptidões ou aquele amor pela música para se tornar um músico, as melodias nos seguem por toda a vida. Chega o dia em que fica ainda mais claro todas as vantagens que a vivência entre instrumentos musicais pode nos trazer. Que tal?

Para os pequenos, um empurrãozinho no desenvolvimento

As crianças são um dos grupos com mais vantagens no contato com a música. A presença da melodia na vida dos pequenos traz vantagens como maior sensibilidade, capacidade de concentração, memória, ótimo apoio no processo de alfabetização, raciocínio matemático, estímulo a linguagem e aprendizado de outros idiomas.

Se não bastassem todos esses benefícios, uma criança que passa a ter contato direto com instrumentos musicais, tocando qualquer tipo, terá uma facilidade muito maior de se expressar, melhorar sua criatividade, trabalhar em conjunto com outras crianças, e a ter ideias pulsantes e cheias de energia.

São tantos os objetivos que algumas empresas buscam criar iniciativas nessa linha como a Torky, microfranquia especializada em serviços de reparo de instrumentos musicais. A empresa conta com o projeto musical Turma do Torkynho que tem como objetivo incluir a música de forma mais efetiva nas atividades diárias das crianças, estimulando o desenvolvimento cognitivo e trazendo de volta o aprendizado musical. A ação consiste em visitas em instituições públicas e privadas do mascote Torkynho realizando brincadeiras direcionadas conforme à faixa etária das crianças participantes. Através de um Kit Musical do Torkynho as famílias contam com uma caixa temática, enviada mensalmente aos assinantes com jogos, pequenos instrumentos, histórias e curiosidades sobre a música. Vale destacar que cada kit comercializado, uma parte do valor, será revertido para uma instituição de caridade local que trabalhe com algum projeto musical.

“Quando alguém deixa a música fazer parte da vida, esse mesmo alguém começa a sentir uma transformação e enxurrada de estímulos para tudo o que deseja fazer. Na fase da infância, as crianças tem grande potencial de desenvolvimento cognitivo por conta do aprendizado da música, e já na fase adulta podemos experimentar aquela dose de novas habilidades que ficou para trás”, afirma Márcia Gregini, criadora do projeto.

Para os maiores, aprendizado e novas habilidades

E para os adultos? O contato com instrumentos musicais não tem hora e nem idade para começar. Um adulto que inicia o aprendizado com a música é uma pessoa que poderá exercer habilidades como a paciência, a vontade de conhecer coisas novas, maior capacidade de entender seus gostos e potenciais, entre outros.

Um adulto que vive no mundo musical ainda pode melhorar a fala, exercitar a memória e a sua coordenação motora. Além disso, a medida em que o adulto se integra a aulas de música, de instrumentos etc., ele também consegue abrir novas possibilidades de prazer, lazer e inspiração para a vida tão corrida dos dias atuais.

O empreendedor ainda compartilha que “aprender a tocar um instrumento musical deveria fazer parte da vida de todos nós, assim como nos esforçamos para aprender novos idiomas. A música tem uma capacidade enorme de abrir nossa mente, nos dar mais vontade de realizar desejos e ainda estimular nossa criatividade”, finaliza.

Leia Também