(11) 4745-6900

Alto Tietê terá dez postos do Poupatempo após anúncio do Estado para construir mais 5

Serviço público paulista mais bem avaliado há uma década, o Poupatempo garante acesso a mais de 100 atendimentos

24 JUN 2022 - 05h:00 Por de Suzano
Serviço é um dos mais bem avaliados do Estado. Região terá dez unidades Serviço é um dos mais bem avaliados do Estado. Região terá dez unidades / Regiane Bento/DS
O Estado anunciou ontem a implantação de mais cinco postos do Poupatempo no Alto Tietê.
A região ficará com dez unidades, uma vez que as cidades de Mogi, Suzano, Arujá, Ferraz e Itaquá contam com os serviços.
 
Serão beneficiados os municípios de Biritiba-Mirim, Poá, Santa Isabel, Salesópolis e Guararema.
 
A expansão dos serviços presenciais do Poupatempo vai atender, segundo o Estado, todos os 645 municípios paulistas até o fim deste ano. 
 
Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) entregou mais 240 novos totens de autoatendimento que serão distribuídos imediatamente após formalização de convênios com as prefeituras beneficiadas.
 
“Aqui em São Paulo, a gente não se contenta com que está tudo bem. A gente não se contenta com o bom. A gente quer sempre o ótimo. E essa capacidade permanente de renovação do nosso estado é que fez o Poupatempo de hoje ser muito melhor do que o Poupatempo lá de trás. E eu não tenho dúvida de que o Poupatempo de amanhã vai ser muito melhor do que o de hoje” disse Rodrigo.
 
Avaliação
 
Serviço público paulista mais bem avaliado há uma década, o Poupatempo garante acesso a mais de cem serviços municipais e estaduais de forma rápida, segura e acessível. Desde 2019, a atual gestão estadual investe na ampliação contínua do Poupatempo nas versões físicas e digitais e proporcionou o maior crescimento da história do programa.
 
O modelo dos totens se assemelha à tela de um tablet e conta com leitor biométrico de alta precisão para facilitar solicitações de documentos como RG, CNH e desbloqueio do cartão Bolsa do Povo. Os equipamentos também têm scanner para digitalização de documentos e envio em tempo real de arquivos.
 
Até o início desta semana, 681 máquinas operavam em 311 localidades do interior, litoral e regiões metropolitanas. Com a entrega desta quinta, já são mais de 900 totens do Poupatempo em pleno funcionamento.
 
“Além das novas unidades físicas mais modernas, compactas e integradas ao Detran.SP, temos postos 100% digitais e mais de 200 serviços nas plataformas eletrônicas. Com os totens, a meta é que o Poupatempo alcance todos os municípios paulistas, levando mais cidadania para toda a população”, afirmou Murilo Macedo, diretor da Prodesp, empresa estadual de tecnologia responsável pelo Poupatempo.
 
Somente em 2022, cerca de 360 mil atendimentos foram realizados nos totens. Desde a implantação dos primeiros equipamentos, há quatro anos, já são mais de 960 mil serviços concluídos. Os totens também permitem agendamento de atendimento presencial em qualquer unidade maior do Poupatempo.
 
Com o avanço dos atendimentos eletrônicos, o Poupatempo ampliou a oferta de serviços nos canais digitais e já somam 210 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br e no aplicativo Poupatempo Digital. 

Leia Também