Logo de aniversário de 60 anos
(11) 4745-6900

Cidades

Armazenamento de represas volta a registrar queda e opera com 59,2%

Volume de água armazenada caiu 1,6%

4 MAI 2021 - 17h:40 Por Lucas Lima - de Suzano
Armazenamento de represas volta a registrar queda e opera com 59,2% Armazenamento de represas volta a registrar queda e opera com 59,2% / Regiane Bento/DS
O nível do Sistema Produtor Alto Tietê (Spat) voltou a registrar queda durante um mês e operava, até a tarde desta segunda-feira (3), com 59,2% da capacidade total. O volume de água armazenada caiu 1,6%. Em 3 de abril o nível estava em 60,8%. Apenas duas das cinco represas operam com volume acima dos 50%. Os dados são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
 
O Spat havia registrado aumento no nível de armazenamento de água entre 3 de março e a mesma data de abril. No terceiro mês do ano, o sistema operava com 60,6% da capacidade total. Já em abril subiu para 60,8%. 
 
De acordo com os dados da Sabesp, um dos motivos que levou a queda do volume operacional do Spat foi a pluviometria acumulada em abril: 43,6 milímetros (mm). Para se ter ideia, a média histórica do mês é de 95 milímetros, ou seja, quase o dobro do que foi acumulado.
 
Represas
 
Até a tarde de segunda-feira, apenas as represas de Ponte Nova e Taiaçupeba operavam com o maior volume de água em relação às suas capacidades. A primeira do ranking é a Ponte Nova, localizada em Salesópolis, que opera com 73,2%. Na sequência vem Taiaçupeba, que fica entre os municípios de Suzano e Mogi das Cruzes, que armazena 57,4% da capacidade total de água.
 
Por outro lado, outras três represas operam com menos da metade da capacidade de água. Entre elas está a represa de Paraitinga, situada em Salesópolis, com 40,8% de seu volume preenchido.
 
Além dela, a barragem de Biritiba opera com volume de 36,1%. Com o menor volume entre as cinco da região, a represa Jundiaí, localizada uma parte em Mogi, tem apenas 19,6% de sua capacidade total armazenada.
 
Tempo
 
Segundo dados do site Climatempo, a previsão para Suzano mostra que nesta terça-feira (4) o dia será parecido com o desta segunda-feira. O tempo deve ficar ensolarado, com nevoeiro ao amanhecer. A máxima pode chegar a 27 graus e a mínima a 15 graus. A noite deve ser de céu limpo. A chance de chuva é nula.

Leia Também