(11) 4745-6900

Ashiuchi conhece práticas inovadoras em escola no bairro do Miguel Badra

Horta hidropônica e sala multimídia são destaques em unidade estadual; encontro foi motivado após convite do diretor Robson Silva

14 OUT 2021 - 21h:23 Por de Suzano
Escola tem práticas inovadoras realizadas pelos alunos Escola tem práticas inovadoras realizadas pelos alunos / Irineu Júnior/Secop Suzano
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, ao lado da primeira-dama Larissa Ashiuchi, esteve na manhã desta quinta-feira (14/10) na Escola Estadual Professor Tochichico Yochicava, no bairro Cidade Miguel Badra. O encontro ocorreu após convite do diretor da instituição, Robson Ebio Toledo da Silva, para que a gestão municipal pudesse conhecer as práticas inovadoras realizadas pelos alunos do Ensino Fundamental. 
 
A unidade é destaque na região por desenvolver diversos projetos pedagógicos que beneficiam a comunidade e estimulam práticas cognitivas por meio de ferramentas tecnológicas. Entre eles estão a horta hidropônica, sala de multimídia, espaço de “geladoteca” e uma área verde de convivência, com o objetivo de fomentar a conscientização quanto à preservação e à reciclagem. 
 
A horta hidropônica é uma das iniciativas exitosas que integra a disciplina de ciências e é executada pelos alunos, sob a supervisão da docente responsável. Atualmente, são cultivadas 200 mudas de alfaces que contribuem na merenda escolar e alimentação dos familiares. O objetivo é oportunizar a educação ambiental por meio de atividades práticas e lúdicas, na qual os envolvidos possam replicar em casa. Para Larissa, o projeto possibilita o conhecimento em diversas áreas do conhecimento e é engrandecedor para os integrantes.
 
“É uma iniciativa inspiradora, pois os alunos participam de todos os processos, desde a construção do espaço com a medição e gráficos, até o cultivo e colheita das hortaliças. Com certeza trará inúmeros benefícios na formação pessoal e profissional deles”, disse. 
 
Conforme apresentou a administração da escola estadual, a tecnologia e a informática são duas vertentes adotadas no processo de aprendizagem, que são desenvolvidas por meio da sala de multimídia. Neste espaço, os estudantes contam com sistema de wi-fi livre, computadores de última geração e uma lousa interativa, que substitui o quadro de giz comum por uma tela sensível ao toque (touch screen) em conjunto com um software específico. O intuito é oportunizar o contato dos 698 alunos às ferramentas digitais e, assim, tornar o ensino mais atrativo e eficiente. 
 
Ainda durante a visita, o prefeito e a primeira-dama puderam conhecer as práticas sustentáveis e outras dependências da escola, como a área de convivência com a “geladoteca”, uma geladeira que abriga diversas obras literárias. Ashiuchi parabenizou toda a equipe e reforçou a importância da criatividade no processo educacional. “Nossos alunos precisam ser estimulados de alguma forma e aqui pudemos ver grandes exemplos de como conseguimos propor atividades diferentes, com recursos naturais e de forma multidisciplinar”, enalteceu.
 
O chefe do Executivo ainda comentou sobre a união da comunidade. “Todos estão muito engajados em um único propósito: transformar a vida de cada aluno. Este é o caminho para garantir os direitos dos nossos adolescentes, pois só uma Educação de qualidade abre portas para que eles possam sonhar e acreditar em um futuro melhor”, finalizou. A visita na escola estadual também contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang; do vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maisena; da dirigente escolar Mara Silvia Bioto; da supervisora de ensino Iracema Costa da Silva Mariano; e da vice-diretora Isolina Zenker Kradichi. 

Leia Também