(11) 4745-6900

Cidades

Ashiuchi se reúne com ministro da Saúde e apresenta demandas

Encontro em Brasília tratou sobre o programa 'Mais Médicos' e a celeridade na execução de projetos da cidade

19 MAI 2022 - 19h:08 Por de Suzano
Ashiuchi se reúne com ministro da Saúde e apresenta demandas Ashiuchi se reúne com ministro da Saúde e apresenta demandas / Secop Suzano/Divulgação

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (18), em Brasília. O encontro foi acompanhado pelo deputado federal Marcio Alvino e teve como objetivo apresentar as demandas suzanenses. Entre os principais assuntos abordados estiveram o programa "Mais Médicos" e a celeridade na execução de projetos previstos para a cidade, como o Hospital Federal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região norte.

Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal reiterou o interesse de Suzano no programa “Mais Médicos”, sendo que oito vagas já foram abertas e a expectativa é de que mais seis profissionais sejam incorporados ao quadro. Do total até o momento, quatro médicos já estão à disposição, dois pediram a prorrogação do prazo de atuação e dois ainda devem se apresentar. De acordo com o prefeito, a vinda dos profissionais representa a intensificação dos serviços prestados na cidade.

“A garantia do programa é muito importante para o reforço do quadro de médicos em atuação na nossa saúde pública. Esses profissionais vêm para fazer a diferença na atenção primária e assegurar mais saúde e bem-estar para a população nos quatro cantos de Suzano”, comentou.

Outra demanda apresentada foi quanto à habilitação de equipes atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF), conforme o programa “Previne Brasil”. Atualmente, Suzano aguarda a habilitação delas e também da Saúde Bucal. A partir dessas homologações, o município poderá receber novos recursos federais, de acordo com a modalidade e a produção das equipes.

O prefeito também reiterou o pedido de celeridade no andamento das obras do Hospital Federal. A unidade tem 8,5 mil metros quadrados de área construída e já superou etapas importantes, como a fundação e a implantação de pilares, vigas e lajes. “Temos pressa na entrega desse equipamento, que vai beneficiar não só Suzano mas toda a região. O hospital será um marco para a cidade porque amplia nossa rede de urgência e emergência, garantindo um novo pronto-socorro adulto e infantil, contando com ortopedia. A expectativa é de que a unidade receba ainda laboratórios e centro de diagnóstico de imagem. Seguimos confiantes nesse propósito, em parceria com o governo federal”, completou Ashiuchi.

Por fim, a UPA de Suzano também foi debatida na reunião, conforme a mudança de projeto. “Ficamos muito felizes em conseguir manter o projeto original da UPA no Jardim Revista. Esse é mais um equipamento que fortalece o trabalho da Saúde em Suzano, colocando-a em um novo patamar. Recentemente, entregamos a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Dona Benta e em breve a UPA também será realidade para a população”, completou.

O deputado federal Marcio Alvino parabenizou o empenho do prefeito e se colocou à disposição da cidade. “Acompanho de perto o andamento das demandas porque sei do compromisso que o prefeito tem com o município. Seguimos firmes nessa parceria, trabalhando incansavelmente por todos os projetos que serão benéficos à população suzanense”, destacou.

Leia Também