(11) 4745-6900

Serviços urbanos

Equipes de manutenção seguem com limpeza do rio Una

Ação preventiva da administração municipal corrige falhas estruturais apresentadas nas margens

30 NOV 2021 - 13h:02 Por de Suzano
Equipes de manutenção seguem com limpeza do rio Una Equipes de manutenção seguem com limpeza do rio Una / Paulo Pavione/Secop Suzano

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano seguiu com o processo de limpeza e desassoreamento do rio Una neste final de semana. A iniciativa conduzida pela pasta envolve a correção de falhas estruturais das margens e desentupimento de bueiros e córregos encontrados próximos ao corpo d’água, como método preventivo de deslizamentos e danos. Os funcionários seguem com os trabalhos ao longo das semanas de dezembro.

O trabalho das equipes teve início neste mês, com caráter preventivo quanto às estruturas naturais dos pontos verificados. O serviço acontece em toda a extensão do rio, com a troca de bueiros, desentupimento de redes de águas pluviais, limpeza do corpo d’água e correções estruturais nas margens da avenida Governador Mário Covas, a Marginal do Una. O objetivo é evitar degradações ao meio ambiente e a esta e outras vias públicas, que concentram boa parte do fluxo de veículos da região.

As equipes seguem com seus efetivos durante toda a semana. De segunda à sexta-feira são realizados os serviços manuais, com ferramentas de pequeno porte diretamente nos taludes, termo que designa as superfícies inclinadas localizadas às margens do corpo d’água. Aos finais de semana, quando o fluxo de veículos na Marginal do Una é consideravelmente menor, os servidores operam com máquinas para acelerar o processo de nivelação das margens com a inserção de terra. As operações devem ser mantidas até o final de dezembro, para executar as obras em todos os pontos do rio.

O secretário Samuel Oliveira falou sobre a ação de limpeza, constatando a importância das ações com os rios da cidade e citando a atitude preventiva contra o desgaste das margens do rio Una. “Estamos conduzindo este processo porque, infelizmente, este trecho do rio registrou recentemente o trabalho não autorizado de 'minhoqueiros', que agridem a estrutura da margem para coletar iscas para pesca. Eventualmente, essa questão pode causar graves danos estruturais à marginal, colocando a vida dos motoristas e pedestres em risco”, alertou.

Em um primeiro momento, as equipes concentram sua atenção no reforço dos taludes na área que engloba o cruzamento da Marginal do Una com a rua Vereador Romeu Graciano, na Vila Mazza. As ações de limpeza e desassoreamento, que já estavam previstas para este período, foram intensificadas com as consequências das atividades dos "minhoqueiros", que não têm autorização do município para conduzir a extração de minhocas ou qualquer outra atividade no local.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi vistoriou os trabalhos na tarde do último sábado (27). “Infelizmente, esta atividade ilegal está causando prejuízos ao meio ambiente, à cidade e aos munícipes. A ação preventiva está sendo feita para que não tenhamos este tipo de problema nas margens do rio Una e, com todo esse trabalho, seguimos na intenção de manter Suzano progredindo em união ao meio ambiente”, pontuou.

Quem presenciar esta ou quaisquer outras atividades ilegais pode denunciar para a Ouvidoria Geral do Município, por meio do número 0800-774-207 ou pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br.

Leia Também