Logo de aniversário de 60 anos
(11) 4745-6900

Fotos históricas são preservadas em página da rede social

Ariovaldo Pereira Nunes é um dos grandes colecionadores culturais de Suzano

9 JUN 2021 - 22h:00 Por Matheus Cruz - de Suzano
Ariovaldo coleciona fotos antigas que retratam a história de Suzano Ariovaldo coleciona fotos antigas que retratam a história de Suzano / Isabela Oliveira/DS
Rodeios, carnavais, desfiles cívicos e eventos com celebridades são palavras que marcam a história de Suzano. Apesar de parecer distante, a identidade e a memória da cidade seguem vivas através de Ariovaldo Pereira Nunes, um dos grandes organizadores de eventos que marcaram época no município. Em entrevista ao DS, ele relembra momentos históricos da cidade.
 
Ariovaldo Pereira tem participação ativa na história festiva de Suzano. Foi secretário de seis prefeitos e através dos tradicionais desfiles cívicos que organizava, reunia autoridades da cidade e despertava a atenção da população. 
 
Além disso, o organizador ajudou a promover os rodeios que movimentavam não apenas a região rural, como também despertava o interesse da população de outras cidades, além de trazer grandes artistas para o município. Segundo Ariovaldo, um dos grandes momentos da cidade.
 
"Em 1990 sem dúvidas nenhuma, o maior rodeio foi o de Suzano. Tivemos transmissões de emissoras importantes da capital, artistas marcavam de se encontrar e vinham para a nossa cidade, era muito bom", lembra.
 
Foi assim que surgiu o futebol das estrelas, um evento que reunia celebridades da época e autoridades da cidade. O evento tinha como ingresso a doação de um quilo de alimento. Nesta ação, Ariovaldo lembra que chegou a arrecadar mais de 14 toneladas de alimentos. 
 
Ariovaldo Pereira também foi idealizador das atividades recreativas que chegavam a fechar totalmente para carros a movimentada Rua General Francisco Glicério, no Centro.
 
Em sua contribuição aos carnavais da cidade, fundou o Instituto Suzanense de Agremiações de Samba (Suzansamba), entidade que organizava os carnavais na cidade junto às agremiações suzanenses.
 
Passado muitos anos, hoje o cenário pandêmico apresenta uma nova realidade para Suzano e todo o circuito de eventos do país. Já vacinado contra a Covid-19, Ariovaldo Pereira lamenta a descrença da população com o vírus, e faz críticas aos que promovem aglomerações na cidade.
 
"Eu vejo com muita tristeza. Muitos amigos que possuem comércios precisaram fechar, pessoas perderam o emprego e gente passando fome. Fico muito triste e acho que pode piorar, infelizmente", lamenta. Com os eventos suspensos, Ariovaldo encontrou novas formas de marcar a história de Suzano. Nas redes sociais, ele dedica parte do tempo para compartilhar os retratos históricos da cidade através de sua página "Suzano Antigo".
 
Com mais de 40 mil fotos que retratam a história de Suzano, a página relembra momentos importantes da cidade, como celebrações natalinas, carnavais, rodeios e outros. Entre as lembranças, a foto mais antiga é de 1915. A cada compartilhamento, moradores que viveram os eventos da época retratam o sentimento de saudade, enquanto os mais novos passam a conhecer um pouco mais da história do município.

Leia Também