(11) 4745-6900

Mais quatro bairros de Suzano terão unidades da Defesa Civil

Hoje o município possui quatro Nupdecs nos bairros Jardim Belém, Jardim Maitê, Recanto São José e Parque Cerejeiras

17 FEV 2021 - 22h:06 Por Thiago Caetano - de Suzano
Expectativa é de mais quatro Núcleos Comunitários de Proteção neste ano Expectativa é de mais quatro Núcleos Comunitários de Proteção neste ano / Isabela Oliveira/DS
Suzano pode contar com mais quatro Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) em 2021. Hoje o município possui quatro Nupdecs, localizados nos bairros Jardim Belém, Jardim Maitê, Recanto São José e Parque Cerejeiras. 
 
Caso se concretize, os bairros beneficiados serão o Miguel Badra, Parque Maria Helena, Estância Americana, Vila Fátima e Recanto Santa Maria. 
 
No entanto, a Defesa Civil afirmou que a realização “vai depender da situação dos casos do novo coronavírus (Covid-19) na cidade”. 
 
A ideia era contar com as novas unidades em 2020, mas devido à pandemia precisou ser suspensa. 
 
Os núcleos atendem à lei federal nº12.608/2012 e a lei municipal nº 4.772/2014. As leis pregam a união entre o poder público e a comunidade através da formação de grupos voluntários, que realizam cursos de capacitação para apoiar nas ocorrências nos bairros onde vivem.
 
Entre as qualificações estão os cursos de primeiro-socorros, prevenção e atuação em acidentes domésticos, identificação e manuseio de animais peçonhentos e noções de avaliação de estruturas residenciais, para identificar locais que apresentam riscos de desabamento. 
 
A Defesa Civil ressalta que segue monitorando 43 áreas de riscos em Suzano. 
 
Todas possuem grande atenção pelo órgão. Segundo a Defesa Civil, as localidades são classificadas de acordo com o tamanho do risco apresentado. 
 
Se local é avaliado como “R1”, significa que há pouco risco. Em caso de avaliação “R4”, significa que o local é de alto risco. Segundo o órgão, os bairros com níveis mais altos são o Miguel Badra, Jardim Maitê, Chácara Céres, Sítio dos Moraes e Tijuco Preto.

Leia Também