Logo de aniversário de 60 anos
(11) 4745-6900

Bem-Estar Animal

Meio Ambiente verifica suspeita de maus tratos na Vila Amorim

Tutores receberam advertência e a pasta irá monitorar os animais, que se encontravam em local com más condições sanitárias

21 JUL 2021 - 14h:14 Por de Suzano
Meio Ambiente verifica suspeita de maus tratos na Vila Amorim Meio Ambiente verifica suspeita de maus tratos na Vila Amorim / Irineu Junior/Secop Suzano

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano atendeu a uma suspeita de maus tratos na Vila Amorim nesta semana. Dois cães foram avistados vivendo em más condições sanitárias em uma propriedade do bairro. Ao tomar conhecimento do caso, os agentes municipais foram ao local avaliar a situação dos animais, aplicaram advertência nos tutores e agora realizarão o monitoramento das condições de vida dos pets.

Moradores e pedestres que passavam pela região no fim de semana flagraram os cachorros ganindo no quintal, que estava repleto de fezes, em aparente abandono. As imagens da situação começaram a circular pelas redes sociais, até que a denúncia chegou à Ouvidoria Geral do Município, que acionou imediatamente o setor de Bem-Estar Animal da cidade. A equipe foi ao local na manhã de segunda-feira (19), mas não encontrou ninguém em casa e não conseguiu contato com a família. As visitas ao endereço continuaram ao longo do dia, até que um dos vizinhos informou que os moradores só retornavam no fim da tarde.

Às 19 horas, eles retornaram à propriedade e encontraram a situação controlada, com o quintal já limpo e com água e ração à disposição para os animais. Os agentes municipais conversaram com os tutores e os orientaram a respeito dos cuidados necessários com os cães, uma obrigação de toda pessoa responsável por um animal. Na sequência, eles receberam advertência da prefeitura e assinaram um termo de posse responsável, onde se comprometeram a zelar pelo bem-estar dos pets.

Posteriormente, o setor de Bem-Estar Animal entregou a eles uma cartilha com orientações e cuidados a serem mantidos. A equipe acompanhará ao longo das próximas semanas a situação dos dois cães, para se certificar que eles estão em melhores condições de vida do que antes e que os tutores estão cumprindo com seus deveres, provendo um espaço adequado e higienizado para o convívio dos pets.

O chefe da pasta, André Chiang, destacou que os agentes municipais agiram com urgência para averiguar a suspeita de maus tratos, com o objetivo de preservar a segurança dos animais. Com a confirmação de que eles se encontravam saudáveis e com a mudança de postura dos tutores, a situação foi solucionada.

“Agora seguiremos acompanhando de perto a rotina dos cães. Este processo de monitoramento acontece por várias semanas e é essencial para checar as condições dos animais e garantir que eles realmente estão sendo bem cuidados. Temos atuado de forma intensiva no atendimento às denúncias e seguimos à disposição da população para promover melhores condições de vida para todos os bichinhos da cidade”, afirmou.

Para denunciar casos de maus-tratos ou abandono, a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município, por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo aplicativo para celular “Cidadão Online”, pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-774-2007, além da equipe de Bem-Estar Animal, pelo número (11) 4745-2055.

Leia Também