(11) 4745-6900

Meio Ambiente

Mês do Meio Ambiente movimenta cerca de 5 mil pessoas em Suzano

Ações foram desde oficinas até a inauguração da Central de Triagem de Recicláveis

1 JUL 2022 - 15h:00 Por Da Reportagem Local
Diversas ações voltadas ao Meio Ambiente foram realizadas durante o mês Diversas ações voltadas ao Meio Ambiente foram realizadas durante o mês / Andreza Rodrigues/Secop Suzano

No mês de conscientização ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente contemplou cerca de cinco mil suzanenses com uma programação especial alusiva à celebração. Durante os 30 dias de junho, foram realizadas diversas ações que abrangeram desde oficinas educativas nas unidades escolares até o evento de adoção responsável e a inauguração da Central de Triagem e Recicláveis Dr. Edson Gianuzzi, no bairro Cidade Miguel Badra.  

Uma das principais temáticas abordadas no cronograma de atividades foi a Educação Ambiental. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Viveiro Municipal Tomoe Uemura, a pasta promoveu encontros por meio do projeto “Oficina VerdeAr” com a proposta de oportunizar os alunos da rede ao diálogo sobre a qualidade do ar, queimadas urbanas e as mudanças climáticas, bem como as boas práticas a serem partilhadas com a família. Os estudantes do ensino fundamental também foram contemplados com as palestras sobre “Vidro e Reciclagem”, em conjunto com a empresa Nadir Figueiredo. Ao todo, as iniciativas envolveram mais de 2 mil participantes em uma única causa: a preservação do Meio Ambiente.  

Em consonância com as ações educativas, a equipe também promoveu mais um evento de adoção responsável da Campanha “Baby, Me Leva!”, no Parque Municipal Max Feffer. A edição registrou 30 animais adotados em menos de 7 horas, representando um recorde no último ano. A iniciativa segue em andamento por meio do site oficial (suzano.sp.gov.br/baby-me-leva) e com o apoio de Organizações Não-Governamentais (ONG) e protetores da cidade.  

Na última semana, Suzano ainda ganhou a Central de Triagem de Recicláveis Dr. Edson Gianuzzi, localizado no bairro Cidade Miguel Badra. Com a participação de mais de 300 pessoas presentes na cerimônia de inauguração, a nova unidade representa um importante apoio para a coleta seletiva e desenvolvimento ambiental na cidade. Com equipamentos de alta tecnologia e referência nacional, o complexo tem capacidade de acolher mais de duas mil toneladas por mês, atendendo a demanda de resíduos sólidos residenciais que o município produz.  

Outras atividades internas de capacitação aos servidores também foram realizadas, como a participação no Seminário do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) com o tema “Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático”, e as palestras e cursos com o Tiro de Guerra de Suzano, em parceria com o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), bem como o Workshop de Compostagem e a terceira edição da série Diálogos Ambientais, sobre o tema “Biodiversidade e proteção da fauna silvestre”.  

Conforme explicou o titular da pasta, André Chiang, a programação foi realizada com o propósito de apresentar os projetos em desenvolvimento na cidade e consolidar práticas de preservação e sustentabilidade. “Como sempre costumo afirmar, o Meio Ambiente é o ‘meio’ de muitas ações, ou seja, estamos diretamente ligados a outros setores do desenvolvimento da cidade e ter um mês voltado especialmente para isto é motivo de muito orgulho e visibilidade. É a oportunidade de prestar contas para a população, mas também de plantar as sementes para um futuro melhor”, afirmou.  

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o setor ambiental em Suzano é uma pauta prioritária pela administração central e os avanços estão caminhando de forma constante. “Iniciamos a gestão com propósitos muito bem alinhados com toda a equipe e é notório o quanto já progredimos durante estes anos. Todas estas conquistas só foram possíveis porque contamos com uma equipe qualificada e muito engajada no desenvolvimento. Deixo registrado meu agradecimento pelo trabalho de todos”, finalizou. 

Leia Também