(11) 97569-1373

Retorno das chuvas beneficia produtores rurais de Suzano

Longo período de seca causou queda nas vendas de produtores rurais da cidade

16 OUT 2020 - 22h:31 Por Matheus Cruz - de Suzano
Produtores rurais estão mais tranquilos com a chegada das chuvas desta semana Produtores rurais estão mais tranquilos com a chegada das chuvas desta semana / Regiane Bento/Divulgação
Os produtores rurais de Suzano estão mais tranquilos com a chegada das chuvas desta semana. Eles dependem diretamente das condições climáticas para terem um bom plantio que favorece nas vendas das hortaliças. Com a seca e a queda na produção, também pode ocorrer o aumento do preço das verduras e legumes para os consumidores da região.
 
Para o produtor rural Delmiro de Souza, 61, as chuvas são sempre bem-vindas. “Com o sol forte que estava e o tempo sem chuva deu uma queda grande nas vendas, tivemos que descartar muitos couves e alfaces que ficaram secos, são servem para serem vendidos”, comenta o produtor que trabalha no setor há vinte anos.
 
Todos os anos os desafios para manter a qualidade da produção são grandes, mas devido ao longo período sem chuvas, os prejuízos para os produtores rurais da região foram grandes. A expectativa é que as produções voltem a crescer para reduzir os danos das últimas semanas. A demanda de consumo de hortaliças é alta pelo fato do município estar próximo ao grande centro consumidor. 
 
“A chuva chegou um pouco atrasada, mas graças a Deus melhorou bastante nesta semana, espero que continue neste ritmo”, complementou Delmiro.
 
Além das condições climáticas, outro problema enfrentado pelos produtores rurais é a dependência direta com o fornecimento de água, em períodos sem chuva como nas últimas semanas, a demanda de água para irrigar o plantio é alta e os poços também secam.
 
É o que comenta o produtor rural Cícero Donizete, 54. “Sempre dependemos do tempo e também da distribuição de água. Quando está sol perdemos muito, e quando o abastecimento de água é diminuído precisamos produzir menos, porque vamos conseguir aguar menos”.

Leia Também