(11) 4745-6900

Prevenção

Saúde encerra Novembro Azul com 1.997 procedimentos

Ação especial promovida no último sábado (27) na rede municipal garantiu exame PSA a 722 homens

30 NOV 2021 - 12h:14 Por de Suzano
Saúde encerra Novembro Azul com 1.997 procedimentos Saúde encerra Novembro Azul com 1.997 procedimentos / Wanderley Costa/Secop Suzano

O último sábado (27) foi marcado por mais um mutirão de atendimento da Secretaria de Saúde de Suzano. Desta vez, o foco foi o Dia D de prevenção ao câncer de próstata, em alusão à campanha Novembro Azul. Ao todo, foram 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em atendimento, com 1.997 procedimentos realizados junto à população masculina. Entre as principais atividades desempenhadas ao longo do dia esteve a coleta de sangue para exame PSA (Antígeno Prostático Específico), com 722 homens atendidos.

O acolhimento especial teve o principal objetivo de promover um sábado de portas abertas para a comunidade, especialmente para público masculino, com a oferta de avaliação em saúde bucal e saúde mental, auriculoterapia e outros trabalhos de integração.

De acordo com balanço divulgado pela pasta, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde, foram 722 coletas de sangue para exame PSA; 246 avaliações em saúde mental e 424 em saúde bucal; 44 atendimentos em auriculoterapia; 16 palestras e rodas de conversa; 60 pacientes em eletrocardiograma; 97 aferições de pressão arterial; 27 verificações de Dextro; e 361 testes rápidos.

Os procedimentos ocorreram em 12 postos: UBS Alzira Pereira Mayer (Jardim Alterópolis), UBS Antônio Augusto Nunes (Jardim Natal), UBS Dr. André Cano Garcia (Cidade Boa Vista), UBS Dr. Isack Oguime (Parque Maria Helena), UBS Adelzuita Ferreira dos Santos (Jardim Monte Cristo), UBS José Mariano de Souza Coutinho Jr. (Jardim Colorado), UBS Maria de Lourdes Cardozo Mathias (Jardim Vitória), UBS Stelina Maria Barbosa (Miguel Badra), UBS Palmeiras, UBS Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII (Centro), UBS Professor João Olímpio Neto (Jardim Casa Branca) e UBS Tabamarajoara.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, o trabalho foi bem avaliado pelas equipes. “Tivemos uma adesão dentro do esperado para o público, o que nos alegra porque reforça o nosso acerto em apostar em ações amplas em horário alternativos, como é o caso desses mutirões que vem ocorrendo aos sábados de maneira frequente no município. Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso à saúde, fortalecendo ações preventivas e o hábito do autocuidado principalmente entre os homens”, destacou.

Leia Também