(11) 4745-6900

Assistência social

Suzano amplia acolhimento às pessoas em situação de rua

Foram criadas 50 vagas emergenciais em abrigo temporário no centro da cidade nesta semana

19 MAI 2022 - 18h:18 Por de Suzano
Suzano amplia acolhimento às pessoas em situação de rua Suzano amplia acolhimento às pessoas em situação de rua / Wanderley Costa/Secop Suzano

Diante da intensa onda de frio, a Secretaria  de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano ampliou o serviço de acolhimento às pessoas em situação de rua. Ao todo, 50 novas vagas emergenciais foram criadas no abrigo temporário instalado na rua Dr. Felício de Camargo, 630, na região central. Na última quarta-feira (18), 49 pessoas pernoitaram no local, que oferece dormitório e oportunidade de banho e refeições.    

O objetivo da ação é melhor atender ao público nos dias de frio intenso, amparando o trabalho de abordagem  promovido pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que visa identificar as pessoas em situação de rua e garantir a oferta de serviços voltados ao acolhimento e à reinserção social. O abrigo funciona 24 horas e é aberto a quem precisa.

De acordo com o secretário Geraldo Garippo, a localização estratégica facilita o acesso do público. “O acolhimento está localizado na região central, sendo um equipamento que já foi utilizado para o mesmo fim durante a pandemia. No local, as pessoas em situação de rua são amparadas com dormitório, quatro refeições diárias, banho, kit de higiene e roupas, se necessário”, disse ele, que reforçou a parceria com o Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Larissa Ashiuchi, que encabeça a Campanha do Agasalho 2022.

Os cães de estimação das pessoas em situação de rua também são bem-vindos no abrigo emergencial, que conta com um espaço exclusivo para os animais e a oferta de ração. A previsão é de que a unidade opere por dez dias, sendo que o município também conta com 50 vagas permanentes no Centro Social Bom Samaritano, administrado pela entidade Cáritas de Suzano, com quem a pasta mantém convênio para oferta de acolhimento.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou o trabalho da Assistência Social e reforçou a importância da ação. “Em Suzano seguimos unindo forças em prol daqueles que mais precisam. Temos diferentes frentes de serviço, com a intensa atuação do Fundo Social e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Agradeço o empenho das equipes nessas noites geladas. Não é um trabalho fácil, são os nossos verdadeiros heróis”, destacou.

Para mais informações sobre os serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social o telefone é (11) 4745-2154.

Leia Também