Logo de aniversário de 60 anos
(11) 4745-6900

Saúde

Suzano amplia projeto-piloto de acolhimento de pessoas usuárias de tabaco

UBS de Palmeiras, pioneira da cidade neste tipo de serviço, retomará os encontros semanais em agosto

22 JUL 2021 - 16h:44 Por de Suzano
Secretário de Saúde, Pedro Ishi, destacou que, ao longo dos encontros, os agentes municipais terão contato com as vivências de cada paciente Secretário de Saúde, Pedro Ishi, destacou que, ao longo dos encontros, os agentes municipais terão contato com as vivências de cada paciente / Irineu Junior/Secop Suzano

A Secretaria de Saúde de Suzano anunciou nesta quinta-feira (22) que a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Palmeiras retomará o serviço de acolhimento aos usuários cidadãos de tabaco, com o primeiro encontro marcado para o dia 5 de agosto, às 9h30. A medida faz parte da ampliação de um projeto-piloto deste segmento realizado na cidade, que já contempla outros dois postos, sendo um no centro e outro no Jardim Casa Branca.

Por meio da formação de grupos de apoio, os pacientes receberão acompanhamento contínuo. Ao todo, serão dez vagas nesta primeira etapa, em um ciclo de encontros de uma hora de duração, que variam entre periodicidade semanal, quinzenal e mensal, de acordo com as etapas a serem cumpridas. Os interessados em participar podem entrar em contato com a unidade por meio dos telefones (11) 4743-9578 e 4743-9025, ou presencialmente, na rua Crispim Adelino Cardoso, 157, no bairro Recanto Feliz, enquanto houver vagas disponíveis. Não há restrição para região de moradia, basta ser suzanense. A expectativa é que novos grupos sejam abertos de forma bimestral.

Para prestar auxílio aos cidadãos, a unidade conta com uma equipe multidisciplinar da Saúde, composta por um psicólogo, um farmacêutico e uma enfermeira, com assistência médica durante o tratamento. A UBS de Palmeiras é pioneira no apoio a usuários de tabaco no município, já tendo beneficiado 165 pessoas com o serviço desde 2018, por meio de 13 grupos. Os trabalhos foram suspensos com o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), retornando apenas em outubro do ano passado com atendimentos individuais.

A retomada dos grupos faz parte da ampliação do novo projeto-piloto de acolhimento aos usuários de tabaco da pasta, que teve início em julho nas UBSs Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII, no centro, e Professor João Olímpio Neto, no Jardim Casa Branca. Nestes locais, a oferta de vagas foi feita para pacientes já identificados previamente pelas unidades. Com o progresso dos encontros, os profissionais esperam consolidar o projeto de Cuidado à Pessoa Usuária de Tabaco em Suzano e iniciar o acolhimento em outros pontos do município, assim possibilitando a abertura de vagas à população geral em todos eles.

O projeto piloto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelo programa em São Paulo. Atualmente, a rede municipal tem à disposição 30 profissionais para atuar no acolhimento e tratamento dos pacientes. Eles foram capacitados junto ao Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) no ano passado.

O chefe da pasta, Pedro Ishi, destacou que, ao longo dos encontros, os agentes municipais terão contato com as vivências de cada paciente e os auxiliarão a lidar com os desafios ligados à dependência do tabaco, possibilitando alternativas metodológicas de interrupção ou redução do uso, com acompanhamento terapêutico constante e disponibilização de medicamentos, de acordo com a necessidade.

“Nossa meta é fornecer todo o suporte necessário para que as pessoas que desejam vencer o vício alcancem seu objetivo, tendo acesso a uma vida mais saudável. A conscientização e o cuidado são muito importantes nesse sentido, pois o uso do tabaco, além de gerar dependência, é um fator de risco para uma série de doenças”, concluiu o secretário municipal.

Leia Também