(11) 4745-6900

Zé Celso Martinez participa da 11ª Mostra de Referências Teatrais

Encontro foi realizado no Teatro Municipal Armando de Ré nesta terça-feira

29 JUN 2022 - 22h:20 Por de Suzano
Suzano recebeu o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso Suzano recebeu o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso / Julia Amaral/Cultura Suzano
Suzano recebeu o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, mais conhecido como Zé Celso, na última terça-feira (28/06) durante a 11ª Mostra de Referências Teatrais. O encontro com o renomado artista e o atual diretor do Teatro Oficina contou com a participação de 150 pessoas, entre elas diretores de teatro, profissionais da cultura e artistas de diversas áreas e da região para aperfeiçoamento das técnicas, conceituação da arte e para compartilhar sua experiência de mais de 60 anos no ramo. 
 
Zé Celso é referência no cenário artístico e teatral brasileiro por sua atuação como diretor, ator, dramaturgo e encenador. Já trabalhou com nomes como Fernanda Montenegro, Nelson Rodrigues e Chico Buarque, seja na direção, adaptação ou em outras formas colaborativas para os espetáculos. Durante a oportunidade, o profissional pode compartilhar seus conhecimentos e experiências nesta área, orientando os exponenciais artistas sob novas perspectivas da expressão cênica nos palcos. 
 
Conforme a proposta da 11ª edição da Mostra de Referências Teatrais, o encontro fomentou a montagem de criações coletivas, mas com características próprias do dramaturgo, que é de provocar os atores e públicos, além de ter a realidade política e social do país sempre como norte para os trabalhos, como é feito no Teatro Oficina Uzyna Uzona, a maior e mais longeva companhia em atividade permanente do Brasil. 
 
Os principais tópicos abordados foram sobre a história do teatro brasileiro, os desdobramentos de acordo com a realidade político-cultural e a importância desta arte como parte do processo civilizatório, conforme explica Drico de Oliveira, coordenador do evento e responsável pela curadoria. “Consideramos o Zé Celso a última figura viva do teatro brasileiro. Aos seus 85 anos, mesmo com todas as dificuldades de saúde, ele se dispôs a estar aqui conosco e partilhar dos saberes obtidos ao longo das décadas. Não temos dúvidas o quanto este encontro foi um divisor de águas para os artistas da região”. 
 
Durante a abertura da atividade, o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, agradeceu a participação do artista e endossou a contribuição do mesmo para a mostra. “Eu cresci no meio teatral e o nome do Zé Celso sempre esteve muito presente e em evidência durante toda minha vida. É imensurável o prazer de dividir este momento com ele e sua presença vem para coroar as ações que estamos realizando em Suzano”, exaltou. 
 
A programação da 11ª Mostra de Referências Culturais segue até dia 9 de julho com apresentações gratuitas para diversos públicos, e pode ser conferida no site oficial (bit.ly/MostraSuzano). Para mais informações o telefone disponível é (11) 4747-4180.

Leia Também