(11) 4745-6900

Jorge Lordello

Já decidiu se vai ser pato ou águia em 2022?

12 JAN 2022 - 05h:00

Eu estava saindo do aeroporto, quando um taxista se aproximou. Me chamou atenção a seguinte frase no painel de seu carro: "Pato ou Águia? Você decide". Notei, também, que o táxi estava limpo e brilhante e o motorista bem vestido, com camisa branca, calças bem passadas e usando gravata. Ele fez questão de abrir a porta e disse: "Eu sou João, seu chofer. Enquanto guardo sua bagagem, gostaria que o senhor lesse neste cartão onde indico qual é a minha missão para lhe atender". Havia uma única frase no papel: "Levar meus clientes a seu destino de forma rápida, segura e econômica, oferecendo um ambiente amigável". Ao entrar no auto, me indagou: "O sr. aceita um café?" Brincando com ele, eu disse: "Não, eu prefiro um suco". Imediatamente, ele respondeu: "Sem problema, eu tenho uma térmica com suco normal e também diet, bem como água. Se desejar ler, tenho jornal de hoje e também algumas revistas". Ao começar a corrida, João me disse: "Essas são as estações de rádio que tenho e esse é o repertórios que elas tocam". Como se já não fosse muito, o João ainda me perguntou se a temperatura do ar condicionado estava boa e se eu queria conversar ou não. Em seguida, me informou qual era a melhor rota para meu destino. Eu perguntei: "Você sempre atende seus clientes assim?" Ele respondeu: "Não sempre, somente nos últimos dois anos. Meus primeiros anos como taxista passei a maior parte do tempo me queixando igual aos demais taxistas. Um dia ouvi um doutor especialista em desenvolvimento pessoal. Ele escreveu um livro chamado Quem você é faz a diferença. Ele dizia: se você levanta pela manhã esperando ter um péssimo dia, certamente o terá. Não seja um PATO! Seja uma ÁGUIA! Os patos só fazem barulho e se queixam, as águias se elevam acima do grupo. Eu estava todo o tempo fazendo barulho e me queixando. Então, decidi mudar minhas atitudes e ser uma águia. Prestei atenção nos meus colegas de profissão; os táxis sujos, os motoristas pouco amigáveis e os clientes insatisfeitos. Decidi fazer umas mudanças. Como meus clientes responderam bem, fiz mais algumas. No meu primeiro ano como águia, dupliquei meu faturamento. Este ano, já quadrupliquei".