(11) 4745-6900

Cultura

Festival Farofa de Fotografia chega a 5ª edição e será aberto nesta quinta-feira

Programação contará com quatro lives, galeria de fotos, além de ação educativa

17 AGO 2021 - 17h:34 Por Lucas Lima - de Suzano
Festival Farofa de Fotografia chega a 5ª edição e será aberto nesta quinta-feira Festival Farofa de Fotografia chega a 5ª edição e será aberto nesta quinta-feira / Divulgação

O Festival Farofa de Fotografia chega a 5ª edição de forma online e será aberto nesta quinta-feira (19) nas redes sociais. A programação contará com quatro lives, galeria de fotos, além de uma ação educativa. O evento ocorre até 9 de setembro.

A abertura do festival será nesta quinta-feira, em homenagem ao Dia Internacional da Fotografia, por meio da “Live Zero”, marcada para as 19 horas, tanto na página do Facebook quanto no canal do Youtube “Farofa – Festival de Fotografia”. Na oportunidade, será abordado os bastidores do evento, uma retrospectiva das últimas edições. Além disso, será lançado um podcast “Farofacast”. Um dos organizadores do festival, Pedro Chavedar, explicou como vai funcionar a live. “É como se fosse uma reunião aberta dos organizadores. Vamos falar todas as curiosidades. Um bate-papo informal para conhecer os bastidores de como é realizar um festival”, disse.

Além dela, outras três lives relacionadas a fotografia serão feitas ao longo do evento. Todas ocorrerão no mesmo horário. A segunda live, marcada para o próximo dia 25, terá a participação do cineasta de Mogi das Cruzes, Rodrigo Campos, e da fotógrafa Letícia Galo, que contarão sobre seus trabalhos. A terceira live, prevista para 2 de setembro, é nomeada como “As Minas Pá”. Uma mesa composta exclusivamente por mulheres vai debater a evolução da fotografia na visão do mundo feminino. A última live, marcada para o último dia do festival, contará com fotógrafos renomados do Alto Tietê. Eles vão abordar a fotografia no passado, como se adaptaram aos dias de hoje, entre outros assuntos do tema.

O Festival Farofa de Fotografia também terá a “Galeria Farofa”. Seis fotógrafos – três homens e três mulheres - foram convidados para expor fotos no Instagram “@farofafestival” durante os 20 dias de evento. Outro projeto que fará parte da programação é o “Minha Foto em Um Minuto”. Fotógrafos vão publicar fotos marcantes da carreira no Instagram do festival e irão explicar todo contexto da fotografia.

Destaque também desta 5ª edição será a ação “Farofada na Escola”, que será lançada neste fim de semana. Em parceria com as secretarias municipais de Educação e Cultura, haverá palestras em escolas para fomentar a fotografia e será lançada a “#farofadanaescola”. “Vamos pedir para que os alunos postem nas redes sociais como estão a volta as aulas presenciais. Por meio da fotografia poderão registrar este momento. Para isso precisam usar a hashtag”, explicou Pedro.

O idealizador do festival, Carlos Magno, se sente feliz pela realização de mais uma edição e comentou que devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) desta vez todas as ações tiveram que ser readaptadas. “Esse ano está bem mais difícil, pelo momento que vivemos, mas queremos fazer algo honesto para retomar no próximo ano com ações presenciais”, concluiu.

Leia Também