(11) 97569-1373

À espera da Fatec

24 JUL 2020 - 23h:59
As Faculdades de Tecnologias (Fatecs) são importantes instituições de ensino superior, sendo pioneiras na graduação de tecnólogos .
Muitas unidades estão espalhadas pelo Estado.
Elas estão localizadas em diversas cidades paulistas, com cinco campi na capital e várias outras unidades na Grande São Paulo, interior e litoral.
Em Suzano, desde 2013, existe projeto para a construção da Fatec na cidade.
Mas, por enquanto, há sete anos continua no papel.
Ontem, o Centro Paula Souza informou que a transferência do terreno cedido pela Prefeitura de Suzano para a implantação da futura Faculdade de Tecnologia do município está na fase final.
De acordo com o órgão, a unidade de infraestrutura, que realiza os serviços desde a gestão de projetos até a execução de obras e patrimônio imobiliário, aguarda novas orientações do Governo do Estado para poder elaborar o edital de licitação das obras. 
Isso ocorre porque o recurso de investimento está contingenciado, ou seja, bloqueado, por conta do decreto 64.937, de 13 de abril de 2020 que prevê a contenção de despesas em todas as instituições públicas paulista devido à pandemia do novo coronavírus.
Inicialmente, a previsão é de que a futura Fatec de Suzano ofereça dois cursos superiores tecnológicos. Esses cursos são Gestão da Produção Industrial e Redes de Computadores. Vale ressaltar que os cursos são escolhidos de acordo com o perfil do município.
A Fatec tem um papel fundamental para o ensino público porque forma tecnólogos abrindo oportunidade de formação profissional.
Em Suzano, a área escolhida para receber a faculdade tem 10.880,00 m², e fica no Jardim Imperador, próximo à área do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), a Faculdade Piaget e a unidade do Sesi. 
A intenção da Prefeitura é formar o chamado “quadrilátero da educação” ou “complexo educacional”.
A expectativa é de que a unidade tenha 13 salas de aula para cada curso. O complexo também deve contar com internet Wi-Fi em suas instalações, além de laboratórios práticos e sistema didático informatizado.
O convênio entre o Centro Paula Souza e a Prefeitura de Suzano foi assinado em 2013. Na época, a previsão era de que as obras fossem concluídas e a faculdade fosse entregue em 2015. Entretanto, a obra não saiu do papel desde então. No ano passado, o projeto executivo elaborado pelo município foi entregue e aprovado pela área técnica do CPS.
É importante então que a faculdade saia do papel e se torne realidade.

Leia Também