(11) 4745-6900

Balanço da saúde

30 SET 2021 - 05h:00

Os investimentos na saúde foram fundamentais ainda mais neste período de pandemia. A concentração foi também para o combate à Covid-19.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Suzano apresentou a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2021. O balanço de ações foi abordado durante audiência pública, com destaque para diferentes frentes de trabalho da pasta. Entre as melhorias está a fluidez no atendimento a exames, que cresceu 70,32% em comparação ao período anterior, com média de mais de 100 mil procedimentos mensais registrados no Laboratório Municipal.
É importante que a prestação de contas seja realizada com objetivo de deixar, cada vez mais, transparente os valores de custos e investimentos. 
A Saúde é uma área prioritária. Não pode esperar. É hoje a que mais recebe recursos do orçamento das cidades.
Em Suzano, só para se ter uma ideia, entre os meses de maio e agosto foram 422.081 exames laboratoriais analisados pela unidade. O índice teve um acréscimo de 174.274 procedimentos em comparação ao período anterior, de janeiro a abril, quando o laboratório acolheu 247.807 exames. Além disso, a produtividade das especialidades médicas também aumentou, passando de 72.780 para 93.560 atendimentos, representando 8,2% do total de procedimentos em Saúde registrados na cidade.
Outro número importante foi em relação a produção da Secretaria de Saúde. Chegou a 1.143.465 no último quadrimestre, com uma média diária de 9,5 mil procedimentos na rede.
De maio a agosto, Suzano conseguiu ampliar o atendimento em especialidades e garantir maior fluidez à demanda por exames, sendo ações que haviam sido impactadas no último ano devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 
A campanha de vacinação também tem sido importante na área da saúde.
Até abril, a campanha de imunização contra o novo coronavírus havia alcançado cerca de 60 mil suzanenses, contemplando os idosos, os trabalhadores da Saúde e da Educação, além de outros públicos prioritários. Porém, no período seguinte, de maio a agosto, a ação chegou a mais de 300 mil aplicações, alcançando a população adulta de forma geral com a oferta da primeira e da segunda dose, conforme aprazamento. Atualmente, a campanha tem continuidade com atendimento nos 24 postos de saúde a partir da próxima quinta-feira (30).
É importante que a Saúde continue na lista das prioridades, sobretudo, na fase da pandemia.

 

Leia Também