(11) 4745-6900

Dia do Doador de Sangue

28 NOV 2021 - 05h:00

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação. Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Desse modo, não há riscos de ser contaminado ao doar sangue.
Na quinta-feira (25) foi celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para prestar uma homenagem aos doadores, a Fundação Pró-Sangue, de São Paulo, promove a Semana do Doador de Sangue. 
O DS trouxe reportagem mostrando a situação de Suzano. Só para se ter uma ideia, o Hemocentro de Suzano necessita de doações dos sangues tipos O+ e O-. 
A unidade busca recuperar estoques por meio de novos voluntários. 
Os agendamentos ocorrem por meio do WhatsApp.
A procura por doações é recorrente, mas é necessário que o estoque seja preenchido especialmente para o tipo necessário no momento.
Para melhor organização do estoque e comodidade dos doadores, as doações são feitas somente por meio de agendamento realizado pelo WhatsApp do Hemocentro, (11) 4752-9999.
O objetivo é estimular a doação. A ideia é aumentar o estoque para que não falte sangue em dezembro, período em que há uma queda da coleta de bolsas por conta do início das férias e festas de fim de ano. 
A Semana do Doador de Sangue começou no dia 22. 
A Fundação Pró-Sangue afirma que a doação de sangue continua sendo segura, e os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos. 
O doador deve fazer o agendamento no site e verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação. 
Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antes da doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação. 

 

Leia Também