Logo de aniversário de 60 anos
(11) 4745-6900

Mais unidades do Poupatempo

9 JUN 2021 - 05h:00

Um dos serviços mais ágeis, sem burocracia e que dá certo. Assim é o Poupatempo do Governo Estadual que vem sendo ampliado para mais cidades.
O Poupatempo é um projeto criado e implantado pelo governo do Estado de São Paulo na gestão Mário Covas, do PSDB, em 1996. 
Tem aprovação da população porque oferece em um mesmo local mais de 400 serviços, como emissão de cédula de identidade, de atestado de antecedentes criminais, de carteira profissional, de carteira nacional de habilitação, de licenciamento veicular, entre outros. 
Em 2015, uma pesquisa revelou que 97% dos usuários aprovaram o atendimento prestado nas unidades do programa.
Nesta semana, o governador João Doria (PSDB) confirmou a criação de novos postos do Poupatempo em 20 municípios de diversas regiões do estado. As cidades beneficiadas serão Amparo, Artur Nogueira, Barueri, Boituva, Cabreúva, Campos do Jordão, Cerquilho, Embu das Artes, Ilha Solteira, Itararé, Jaguariúna, Monte Mor, Olímpia, Paulínia, Presidente Epitácio, Rio Grande da Serra, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Isabel, São José do Rio Pardo e Tremembé.
Sem dúvida uma boa notícia porque amplia o serviço para mais cidades.
É um formato mais digital, mais serviços, menos espaço físico e mais eficiência.
O plano de expansão foi anunciado em agosto de 2020. “A digitalização e a integração dos serviços públicos se reproduzem nestas novas unidades do Poupatempo que estamos instalando em todo o estado, em parceria com as prefeituras. A gestão digital do Governo de São Paulo aproxima o cidadão à prestação de serviços de qualidade”, acrescentou o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia (PSDB).
Para passar a atender municípios de menor porte, as Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) serão transformadas em Poupatempo. 
O atendimento será feito no sistema Balcão Único, que também pode contar com serviços municipais. 
O modelo já é usado em unidades criadas pela atual gestão estadual nas cidades de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto.
O novo modelo é mais moderno, compacto e com foco no digital, afirma o governo.
Como diversos serviços serão oferecidos no mesmo local, o cidadão ganha em agilidade, eficiência, comodidade e autonomia sem perder o alta padrão de qualidade que é marca registrada do Poupatempo, programa que está cada vez mais próximo da população.
Com a expansão do Poupatempo, sete unidades integradas ao órgão estadual de trânsito já estão em funcionamento nas cidades de Franco da Rocha, Hortolândia, Piquete, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra, Sumaré e na sede da Assembleia Legislativa, na capital. Recentemente, o Governo de São Paulo deu o aval 45 novas unidades em cidades da Região Metropolitana de São Paulo e também no litoral e interior, beneficiando cerca de 3 milhões de pessoas.

Leia Também