(11) 4745-6900

Núcleo de Defesa Civil

7 MAI 2022 - 19h:11

Suzano amplia o projeto do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). 
Na semana passada, o DS trouxe reportagem mostrando que moradores de Palmeiras começam a receber capacitação da Defesa Civil. Um trabalho importante porque o grupo é composto por membros da comunidade preparados para apoiar as ações da Defesa Civil na prevenção de riscos e para agir em situações de eventos climáticos, se necessário.
A aula de quarta-feira (04/05) marcou o início da formação da sétima turma do Nupdec, projeto em andamento desde 2018 em Suzano.
O projeto é voltado para instrução de munícipes acerca de sua segurança pessoal e coletiva. 
O encontro foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque Palmeiras na parte da manhã e voltará a ocorrer semanalmente.
A primeira aula coordenada pelos agentes suzanenses contou com a participação dos moradores e líderes comunitários da região e abordou sobre cuidados com incêndios em residências, com exemplos relacionados aos tipos de emergência com fogo e os cursos de ação a tomar. Também foram apresentados equipamentos e utensílios para a contenção e demonstradas técnicas adequadas para as ocasiões.
Esta é a sétima turma do projeto, que começou em 2018, instruindo os munícipes com treinamentos de qualificação em primeiros-socorros, prevenção e atendimento em acidentes domésticos, identificação e manuseio de animais peçonhentos e noções de avaliação de estruturas residenciais, identificando possíveis locais com risco de desabamento.
Prioritariamente, os Nupdecs são formados junto a moradores de áreas sujeitas a inundações, enchentes e deslizamentos.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Suzano, Antônio Wenzler, o Nupdec conta com vários líderes comunitários formados, que estão capacitados para identificar as emergências e auxiliar o setor municipal e outros órgãos antes e durante o atendimento de ocorrências. "Essa iniciativa que estamos promovendo há quatro anos já foi premiada em nível estadual, então é uma referência que podemos oferecer aos suzanenses. Recomendamos a participação em prol não apenas da sua segurança, mas das pessoas que vivem ao seu redor", afirmou.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, o trabalho de segurança da cidade não passa apenas pela ação durante as emergências, mas também antes delas. "Em geral, a proteção municipal é fruto também da atenção e do preparo dos munícipes para estes casos, de forma que eles possam agir de forma adequada, evitando graves consequências em suas vidas", disse.

 

Leia Também