(11) 4745-6900

Serviço público e Metrô

4 MAI 2022 - 05h:00

O serviço público é uma atividade desenvolvida com a participação do Estado. 
Especialistas afirmam que é a prestação de serviços que têm a finalidade de atender necessidades da sociedade. No serviço público sempre existe a participação do Estado no fornecimento dos serviços, ainda que de forma indireta.
A prestação de serviços públicos pelo Estado é garantida pela Constituição Federal de 1988 e os serviços são criados e fiscalizados pelo Estado, através dos seus governos.
Geralmente pesquisas são realizadas para verificar como estão os serviços públicos prestados. 
Nesta semana foi divulgado levantamento apontando que pela quinta vez o Metrô foi eleito o Melhor Serviço Público da cidade de São Paulo, de acordo com a pesquisa O Melhor de São Paulo, divulgada no último dia 30. 
Só para se ter uma ideia, a empresa recebeu 13% das citações, garantindo o primeiro lugar na apuração que elegeu os melhores da capital em diversos temas.
A premiação foi concedida ao Metrô pela Folha de S. Paulo, realizadora da pesquisa, que também apontou o Poupatempo e o SUS como os melhores no quesito serviço público, com 12% e 11% da preferência, respectivamente. 
Com a margem de erro, as três instituições ocupam o primeiro lugar do pódio com empate técnico. O prêmio reconhece a atuação do Metrô focada em aperfeiçoar o atendimento ao passageiro, proporcionando viagens seguras e rápidas com confiabilidade. 
Mais que motivo de orgulho em ser eleito o Melhor Serviço Público pela quinta vez, o prêmio aumenta a responsabilidade sobre o serviço prestados.
Outros serviços também têm sido elogiados, como por exemplo o Poupatempo.
No Alto Tietê não há linhas do Metrô. No entanto, os passageiros da região utilizam o meio de transporte frequentemente.
A ambição do Metrô é de oferecer um transporte ainda melhor, apostando na inovação e tecnologia para trazer mais conforto e facilidades aos passageiros, segundo o governo estadual.
Além dessa premiação, a companhia também já foi eleita como melhor serviço de transporte por seis vezes no O Melhor de São Paulo. 
Pelo atendimento inclusivo e de acessibilidade oferecido às Pessoas com Deficiência, o Metrô foi vencedor da categoria Serviços e Clientes da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP), e mais recentemente foi selecionado pelo projeto Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Responsável por administrar as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, com 63 estações e 71,5 km, o Metrô chega a transportar 4 milhões de pessoas, percorrendo 60 mil km ao longo de 3,5 mil viagens realizadas diariamente. É importante que os serviços públicos sejam a contento do que precisa ser atendido. 

Leia Também