(11) 4745-6900

Lance Livre 07-02-2021

7 FEV 2021 - 05h:00 Por Edgar Leite
Concursos  
públicos
Levantamento feito pelo DS, na semana passada, pelo jornalista Fernando Barreto, apontou que sete das dez prefeituras do Alto Tietê, descartam a possibilidade de realizar concursos públicos em 2021. 
 
Pandemia
O motivo é a pandemia da Covid-19. Apenas Mogi, Salesópolis e Biritiba não comentaram o assunto até o fechamento do levantamento feito pelo DS.
 
Suzano
A Prefeitura de Suzano explicou que, com base na lei complementar federal 173/2020, “fica proibido até 31 de dezembro de 2021 a realização de concursos que não sejam para reposição de servidores”. 
 
Homologados
A lei cita ainda que os concursos homologados, até o dia 20 de março de 2020, estão suspensos “até o término do estado de calamidade pública estabelecido pela União”.
 
Itaquá
A Prefeitura de Itaquá também cita a lei complementar e afirma “não ter previsão de realizar concursos”.
 
Decisão
A decisão é seguida pelas administrações de Guararema e Ferraz. A primeira Prefeitura informou que até estuda a realização de concurso, mas “não há uma definição”. O motivo é a pandemia. 
 
Sem previsão
Em Ferraz, “não há previsão de realizar este processo para contratar novos funcionários”. 
 
Poá
A Prefeitura de Poá descartou novos estudos para implementação de concursos.
 
Arujá
A administração de Arujá afirmou estar focada em conter a pandemia e outros trabalhos voltados para a zeladoria do município. Por isso, o estudo ou realização de concursos está descartada para este ano. Santa Isabel afirmou o mesmo.
 
Corte de gastos
Neste ano, as cidades da região vão ter de cortar gastos para adequar as contas em meio à pandemia.

Leia Também