(11) 97569-1373

Lance Livre 12-11-2020

12 NOV 2020 - 05h:00 Por Edgar Leite
3 dias
Faltando três dias para as eleições, as campanhas chegam à reta final.
 
Últimos momentos
São os últimos momentos por parte dos candidatos na tentativa de conquistar votos para vencer o processo eleitoral.
 
Mais de 400
Mais de 400 candidatos a vereador e seis a prefeito disputam os votos de mais de 200 mil eleitores em Suzano.
 
Processo atípico
Neste ano, o processo eleitoral foi atípico por conta da Covid-19. Houve restrições na campanha.
 
Redes sociais
Por conta disto, as redes sociais foram importantes por parte dos candidatos para falar com seus eleitores.
 
Expectativa
A expectativa da Justiça Eleitoral de terminar a apuração, em Suzano, em 3 horas vai deixar eleitores e o candidatos ainda mais ansiosos sobre os resultados 
Tema presente  
nas eleições
Tema bastante presente nas eleições de 2018, as fake news, ou notícias falsas, também são alvo de muito debate – e de muito trabalho – nestas eleições de 2020.
 
Ano passado
Já no ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições de 2020, que hoje tem 57 instituições parceiras, entre partidos políticos, entidades públicas e privadas e plataformas como Facebook, Twitter, WhatsApp, Google e TikTok.
 
Comissão  
Parlamentar
Segundo a relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), a CPMI acompanha de perto o trabalho do tribunal de combate às notícias falsas nestas eleições.
 
Ações
“O TSE tem tido ações importantíssimas nesse processo eleitoral, para combater as fake news. O ministro Barroso tomou a iniciativa de convidar as principais plataformas para debater com os técnicos e com os próprios juízes do tribunal para que pudesse se construir um grupo de trabalho que levasse efetivamente ao acompanhamento das ações inautênticas no processo eleitoral”. 

Leia Também