(11) 4745-6900

Mogi prepara equipe com 120 profissionais para vacinar crianças

Objetivo foi alinhar informações sobre o atendimento às crianças e orientações que devem ser passadas aos pais

12 JAN 2022 - 21h:10 Por de Mogi
Objetivo é alinhar informações sobre atendimento Objetivo é alinhar informações sobre atendimento / Divulgação/PMMC
Com a autorização do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação em ciranças, a Prefeitura de Mogi iniciou preparativos para imunizar o público de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19. 
 
Na manhã desta quarta-feira (12), um grupo de 120 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde recebeu treinamento sobre organização, fluxo e estratégia do processo de imunização. 
 
O objetivo da capacitação foi alinhar informações sobre o atendimento às crianças e quais orientações que devem ser passadas aos pais, entre outros temas.
 
“Esses profissionais são experientes e já fazem a aplicação da vacina contra a Covid-19 em outras faixas etárias. O treinamento foi uma reunião técnica para informações e abordagem. Além do cuidado especial para o atendimento às crianças, um público que exige um acolhimento diferenciado, a vacina utilizada será específica, com dosagem menor”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Lilian Peres Mendes.
 
A capacitação foi realizada no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe).
 
Mogi das Cruzes deve receber, até o final de janeiro, os primeiros lotes da vacina Pfizer contra a Covid-19 para imunização de crianças de 5 a 11 anos. A Prefeitura ainda aguarda mais informações do governo estadual sobre a data de início e demais procedimentos, mas recomenda aos pais e responsáveis que façam, o mais breve possível, o pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br, do Estado, para antecipar o registro dos dados e agilizar o atendimento nos locais de vacinação.
 
A dosagem para o público infantil será menor que para o adulto (o frasco também terá cor diferente). O esquema vacinal será com duas doses de 0,2ml, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.
 
Em Mogi das Cruzes, o público-alvo para esta fase de vacinação (de 5 a 11 anos) é de aproximadamente 44 mil crianças. O recebimento de doses ocorrerá de forma parcelada e a vacinação ocorrerá de maneira gradativa. 
 
A vacina estará disponível no Pró-Hiper (apenas em estratégia pedestres) e nas unidades básicas, mediante agendamento no site cliquevacina.com.br, da Prefeitura.
 
As unidades de Saúde da Família e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Biritiba Ussu e Taiçupeba atenderão o público cadastrado nessas unidades.
 
O prefeito Caio Cunha incentiva os pais e responsáveis a levarem as crianças para serem vacinadas. “A vacinação infantil contra a Covid-19, tal como ocorre para o público adulto, é eficaz na proteção e amplamente defendida e incentivada pela comunidade científica. É um procedimento seguro, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e queremos iniciá-lo o quanto antes”, afirma.

Leia Também