As equipes da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos trabalharam na tenda da vacinação na Praça do Centro de Convenções entre os dias 8 e 30 de junho, das 13 às 16 horas. A ação teve em vista o aumento da contaminação de Covid-19 na cidade e a consequente procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Durante esse período 3.285 pessoas foram testadas. Destes, 671 foram positivados, o equivalente a 20,4% do total.
Os pacientes que testaram positivos foram encaminhados para atendimento médico na UBS CDHU ou no Centro de Saúde II (CSII) Mário Margarido. Foi registrada uma média de 200 atendimentos por dia na tenda. Em paralelo, as UBSs continuaram a ofertar o exame das 8 às 12 horas.
O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, explicou que a ação visou desafogar as unidades e dar uma alternativa de horário e local para as pessoas que estavam com sintomas gripais e suspeita de Covid-19. Puderam fazer a testagem quem estava entre o 3º e 7º dia de sintoma.
“Estamos passando por mais uma onda de aumento de transmissão da Covid-19, mas com uma grande diferença: os casos são leves. Diferentemente do que aconteceu no ano passado e início da pandemia, os casos graves e de mortes em decorrência do Coronavírus tem diminuído bastante, isso só foi possível graças à vacinação. O secretário orienta ainda que é necessário completar o esquema vacinal e não deixar de tomar as doses de reforço”. A vacinação é a principal causa do impacto ter sido menor em toda a população.
A Secretaria de Saúde lembra que a testagem da Covid-19 segue nos postos de saúde no período da manhã.